Benefícios do Oxido Nítrico nos desportistas

O óxido nítrico exerce acção pleiotrópica no organismo, sendo importante no controle da coagulação sanguínea, resistência e crescimento vascular e processos inflamatórios, dentre outros factores.
O aumento do fluxo sanguíneo decorrente da prática de exercício físico exerce uma acção denominada tensão de cisalhamento sobre os vasos sanguíneos. Os receptores localizados à superfície desses vasos são estimulados pela tensão de cisalhamento e dão origem a um conjunto de reacções que resultam na estimulação do Óxido Nítrico (NO).
Além desta formação natural de NO, dispomos na nossa alimentação inúmeros alimentos que potenciam e elevam a formação desta molécula, com já inúmeros estudos que comprovam essa eficácia. A par dos alimentos existem também diversos suplementos que têm o mesmo efeito.
No caso dos alimento e até porque defendemos que primeiramente, nós deveremos dar primazia à alimentação e daí extrair os nutrientes necessários à manutenção e evolução da performance desportiva e só depois com as devidas adaptações e especificidades de cada um recorrer aos (alguns) suplementos desportivos.
Os resultados que podemos obter a partir da potenciação/ aumento da produção de NO, são no aumento claro da resistência à fadiga, maior vasodilatação aumentando a eficiência aeróbia e maior resistência anaeróbia (esforços de maior intensidade).
 
Quantos aos alimentos que melhor servem a potenciação e o aumento da formação de Óxido Nítrico, temos:
1. Beterraba;
2. Aipo;
3. Rúcula;
4. Alface iceberg;
5. Melancia;
6. Chocolate preto (Com maior % cacau);
7. Morangos;
8. Pimenta caiena.
 
Quanto aos suplementos que potenciam e aumentam a formação de Óxido Nítrico, temos:
Nomeamos 3 aminoácidos que comprovadamente aumentam a performance desportiva elevando a formação de NO, entre outros factores.
1. L-Arginina;
2. L-Citrulina;
3. L-Alanina (ou Beta Alanina)
 
Deixamos aqui uma receita natural de um batido já muito conhecido pela sua qualidade e efeitos benéficos para a saúde e performance desportiva.
Batido de beterraba
(A tomar cerca de 30 a 45min antes da actividade)
– 1 beterraba cortada aos pedaços;
– 200ml de sumo de laranja;
– Sumo de meio limão;
– Uma colher de café de Gengibre (cortado em pedaços pequenos);
– Uma maçã (opcional);
– Uma colher de café de Pimenta branca (opcional);
– Meia colher de chá de bicarbonato de sódio (opcional).
Esperemos que gostem!!!
Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *